sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DIA DO PREMATURO

DIA DO PREMATURO

O Dia do Prematuro foi instituído pela lei 14568, de autoria do vereador Gilberto Natalini. O dia 14 de março foi escolhido por ser a data de nascimento de Albert Einstein – cientista ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1921, considerado uma das grandes personalidades do século XX. Um gênio que nasceu prematuro e sobreviveu sem sofrer seqüelas.

A intenção de dedicar um dia aos prematuros foi chamar a atenção de profissionais e de toda a sociedade para a importância do atendimento especial a essas crianças, desde o nascimento até a adolescência. "Este procedimento é essencial para a boa formação e desenvolvimento do prematuro, podendo ser fundamental para que ele se torne um ser humano completamente saudável", esclarece Ana Lucia Goulart, chefe da Disciplina de Pediatria Neonatal da Unifesp.

Para evidenciar a importância da prematuridade como questão de saúde pública, docentes da Pediatria Neonatal, com apoio da sociedade e de parentes dos pacientes, criaram a organização não-governamental Viver e Sorrir – Grupo de Apoio ao Prematuro, atualmente presidida pelo Dr. Benjamin Israel Kopelman.

"Um dos objetivos é divulgar a possibilidade de prevenção por meio do exame pré-natal e combate a alguns fatores de risco, como diabetes e pressão alta. Se mesmo assim ocorrer a prematuridade, existem tratamentos eficazes para a criança, desde o período de internação após o nascimento até a fase da adolescência", destaca Ana Lucia.

A entidade tem como objetivo apoiar as atividades já desenvolvidas pela Disciplina de Pediatria Neonatal e prestar auxílio social às crianças atendidas pelos profissionais vinculados à disciplina, como auxiliar no transporte das mães carentes para visitar seus bebês no hospital, levá-los para consultas médicas, fornecer equipamentos para reabilitação das crianças (óculos, cadeiras de rodas etc), medicamentos, cestas básicas e vestuário.

ONG Viver e Sorrir atende pacientes e familiares na Casa dos Prematuros – à Rua Diogo de Faria, 764 – Vila Clementino.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial