sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Amamentação

http://dn.sapo.pt/2008/10/07/sociedade/primeiro_banco_leite_materno_abre_ja.html

Amamentação.

"Semana do Aleitamento" realça benefícios do leite humano
Para responder às necessidades dos recém-nascidos, a maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai criar o primeiro banco de leite humano em Portugal. O banco vai começar a funcionar entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro, revelou ontem o director da instituição, numa conferência para assinalar o arranque da "Semana do Aleitamento materno". O projecto vai nascer no novo serviço de pediatria e custou menos de 40 mil euros, avançou Jorge Branco -"já temos a sala, só falta colocar o equipamento". Um custo pequeno comparado com os benefícios que pode trazer aos cerca de 150 prematuros com menos de 1500 gramas que nascem todos os anos na MAC, considera o médico. "Nos últimos anos houve uma enorme evolução do conhecimento científico sobre as vantagens do leite materno, depois de uma travessia no deserto", explicou.

"Hoje, sabemos que o leite da mãe é o melhor alimento que se pode dar a um bebé. Quando isso não é possível, o leite humano é o segundo melhor", com vantagens ao nível dos sistemas digestivo e imunológico, entre outras, acrescentou Carmen Medina, responsável por um banco de leite espanhol. Por isso, por todo o mundo recomeçaram a surgir bancos de leite - na Europa já existem mais de 130. As mulheres com excesso de leite podem doá-lo para suprir as carências de bebés que não podem ser alimentados pelas mães, como acontece muitas vezes com os prematuros. O leite é pasteurizado para garantir que não há risco de transmissão de infecções e prescrito aos bebés.

Em Portugal, a ideia foi lançada em 2007, no último congresso de neonatologia. Segundo a ministra da Saúde, Ana Jorge, há várias instituições com elevado número de prematuros interessadas na ideia. Embora não esteja previsto, Jorge Branco não afastou a hipótese de ceder leite: "é uma área em que a solidariedade impera", lembrou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial