sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Prezados Associados e Amigos da ABENFO-Rio de Janeiro e de todo BRASIL

Prezados Associados e Amigos da ABENFO-Rio de Janeiro e de todo BRASIL

Informamos a V.Sas. que no dia 6 de junho de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, participamos do Workshop da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE GRUPO (ABRAMGE).

O tema do evento foi o PROJETO PARTO É NORMAL: causas e conseqüências das Cesarianas Desnecessárias - Recomendações Técnicas.

Participaram dos trabalhos as personalidades abaixo citadas representando as respectivas Instituições:

Dr. Arlindo de Almeida - ABRAMGE- SP
Dr. Sergio Vieira - ABRAMGE- RJ
Dr. Valdecyr Herdy Alves - ABENFO-RJ
Drª. Martha Regina de Oliveira – ANS
Dr. Ricardo Oliveira e Silva - Rede Referenciada e SGORJ
Nemer Chidid – Representando os Hospitais

O evento contou também com a participação de representantes das Operadoras de Planos de Saúde e de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro, além de Médicos Obstetras, Neonatologistas e Enfermeiras (os) Obstétricas (os).

O objetivo do Workshop foi estimular a criação de estratégias junto às Operadoras de Planos de Saúde visando reduzir o número de cesarianas a níveis aceitáveis, a fim de atender as metas da Agência Nacional de Saúde Suplementar, estabelecida em 15% dos partos operatórios nos próximos três anos.

Assim, buscamos consolidar a linha de cuidado / assistência ao parto normal para a mulher, bebê, pai e família em nosso País, por meio do aprimoramento técnico e da observância das recomendações elaboradas pelo Grupo Técnico da ANS junto à Rede Referenciada no atendimento em equipe.

Na ocasião, o ilustre Professor Dr. Aníbal Faúndes, da renomada Universidade de Campinas (UNICAMP) fez uma palestra acerca do PAPEL DO MISOPROSTAL NA REDUÇÃO DAS CESÁRIAS, descrevendo a possibilidade do trabalho em equipe de médicos e enfermeiras obstétricas no acompanhamento do parto normal e da utilização do Misoprostal, a partir do aprimoramento técnico da equipe envolvida.

Uma importante discussão levantada durante o evento foi o custo do parto normal e o da cesárea, não só em termos financeiros, mas de viabilidade do tempo para a realização do parto normal. Nesse sentido, o Dr. Sergio Vieira sugeriu como possibilidade de solução para o impasse acima descrito, a criação de um 'pacote' pelas Operadoras de Planos de Saúde enfatizando a importância da realização do parto normal em seus vários espaços, cabendo aos integrantes da equipe de saúde (médicos, enfermeiras obstetricas e demais profissionais envolvidos no processo) pactuar os termos adequados ao caso.

Por indicação da ABENFO-RJ, a Profª. Drª. Ivis Emilia de Oliveira Souza, Enfermeira Obstétrica e Professora Titular do Departamento Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro participou do Workshop, discorrendo sobre o papel da enfermagem obstétrica na redução das cesáreas, a importância do trabalho em equipe pautado no diálogo franco e amistoso entre os profissionais. Ainda usando da palavra, falou da legalidade da profissão da Enfermeira Obstétrica e, por fim, enfatizou o trabalho em equipe, indispensável como primeiro movimento para a redução das cesáreas.

O CREMERJ encaminhou documento sobre o qual, a Drª. Martha Regina relatou o avanço nas discussões acerca da assistência ao ciclo gravídico-puerperal, que deve ser realizado pelo médico e pelo enfermeiro obstétrico, desde que ambos atuem na mesma equipe.

Nós, membros da ABENFO-RJ, compactuamos com a idéia central de trabalho em equipe, em que médicos e enfermeiras obstétricas possam atuar junto às Operadoras de Planos de Saúde com a intenção de reduzir os índices de cesáreas atualmente realizadas.

Por fim, consideramos de extrema relevância a participação de enfermeiras (os) obstétricas(os) nestas discussões junto à ABRAMGE, como possibilidade de reafirmar a autonomia profissional e contribuir efetivamente para a Campanha: O Parto Normal é Natural.

A Diretoria da ABENFO-RJ

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial